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Contacto

Comissao de Pais da EBI Roberto Ivens
EB2 Roberto Ivens
Rua do Mercado nº 5
9504-534 Ponta Delgada
https://www.facebook.com/ComissaoPaisRobertoIvens

telef: 296304950
Fax: 296304959

E-mail: paisrobertoivens@gmail.com

Refeitórios

 

A alimentação saudável é essencial durante a infância e adolescência para o desenvolvimento máximo permitido pela herança genética e para a criação de bons hábitos alimentares que serão factores de relevo na manutenção da saúde na vida adulta, elevando a qualidade de vida e reduzindo os gastos com a saúde. Assim, todas as Instituições de Ensino com alunos em idade de crescimento deverão fornecer refeições equilibradas e seguras. O refeitório deverá ser o campo de excelência para aplicação do aprendizado sobre a Alimentação Saudável.

Não basta colocar em local bem visível o poster da Roda dos Alimentos! Apesar de toda a boa vontade de alguns professores, nutricionistas e outros profissionais no que se refere à sua divulgação, as recomendações não devem ser apenas teoria.

A Escola deve ser o principal interessado em as colocar em prática, começando por controlar a qualidade alimentar e nutricional dos produtos da cantina, bufetes, bares, máquinas de venda automáticas, ou até mesmo no que se refere às merendas dos seus alunos. Esta abordagem poderá ser o ponto de partida para uma reflexão mais alargada sobre a necessidade de inovar a componente prática da alimentação nas Escolas, com o envolvimento de toda a comunidade educativa, tendo os Pais e Encarregados de Educação papel ativo fundamental neste processo.

 

São Princípios que constituem a base para o desenvolvimento de uma Escola Promotora de Saúde:

  1. A promoção da saúde é um processo de desenvolvimento permanente;
  2. O processo educativo e a promoção da saúde contribuem para o desenvolvimento de capacidades e aquisição de competências de cada indivíduo para confrontar-se positivamente consigo próprio e com o meio, construir um projecto de vida, desenvolver hábitos saudáveis e exercer plenamente a cidadania;
  3. O envolvimento dos diversos elementos da comunidade educativa, valorizando a participação activa dos adultos de referência.